segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Reflexive Pronouns

Equivalentes aos pronomes reflexivos em português, os reflexive pronouns são usados quando queremos dizer que a ação se voltou para o sujeito, ou seja, ele faz e sofre a ação, portanto o sujeito e o objeto são a mesma pessoa. Esses pronomes geralmente vêm após o sujeito ou no final da frase. Ex:

John hurt himself while cutting oranges = John feriu-se enquanto estava cortando laranjas.

I always burn myself when I cook = Eu sempre me queimo quando cozinho.

She introduced herself = Ela apresentou-se.

Os verbos em que os reflexive pronouns são mais usados geralmente são: hurt, cut, express, introduce, burn, look after, etc. Vejamos a utilização de cada reflexive pronoun em relação aos subject pronouns:

Subject Pronouns

Reflexive Pronouns

I

Myself

You

Yourself

He

Himself

She

Herself

It

Itself

We

Ourselves

You

Yourselves

They

Themselves

Note que quando o subject pronoun estiver no singular, o reflexive pronoun terminará com “self”, já quando estiver no plural, terminará com “selves”.

Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

Inglês - Brasil Escola

Question Tag

Question Tag é uma interrogação rápida que se faz ao final da frase. São miniperguntas usadas no final das frases para confirmar algo ou pedir opinião a cerca do que foi falado, como uma confirmação do que se diz. Se a primeira parte da frase for afirmativa, a segunda parte será negativa e vice-versa.

1. Question tag com verbos auxiliares.

He is a custumer, isn't he? (Ele é um freguês, não é?)
1ª parte afirmativa final negativo

He isn't custumer, is he? (Ele não é um freguês, é?)
1ª parte negativa final afirmativo.

2. Quando os verbos não são auxiliares empregamos as formas verbais:

a) do, does, don't, doesn't para o presente;
b) did, didn't para o passado.

Exemplos: You know England, don't you?
Você conhece a Inglaterra, não conhece?

She doesn't speak English, does she?
Ela não fala inglês, fala?

3. Question tag com o future e o conditional

You will go, won't you? (Você irá, não irá?)
She would come, wouldn't she? (Ela viria, não viria?)
He won't come in time, will he? (Ele não virá a tempo, virá?)

4. Como formar question tags?

Para a formação de question tags deve-se manter o verbo auxiliar da oração principal. Ex:

She is not shy, is she?
Ela não é timida, é?

Quando não existe verbo auxiliar, usa-se do, does ou did atentando para o tempo verbal e ao sujeito da oração. Ex:

You don't speak portuguese, do you?
Você não fala português, fala?

Note que quando há palavras no sentido negativo na frase, as question tags serão no sentido afirmativo e vice-versa.

Inglês - Brasil Escola

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Quantifiers

Quantifiers são expressões usadas para indicar e fornecer informações a respeito da quantidade de algo. Antes de prosseguirmos para os principais exemplos de quantifiers, é importante lembramos o conceito dos tipos de substantivos:

Countable são aqueles substantivos que podemos contar, não necessitando de nenhuma unidade de medida, permitindo a forma singular e plural.

Uncountable são os substantivos que não podemos contar, tornando-se necessária uma unidade de medida. Esses substantivos só apresentam a forma singular.

“Much”, “Many” e “A Lot of”

Os três indicam a mesma coisa: uma grande quantidade. No entanto, o uso de cada um irá depender justamente do tipo de substantivo.

- “Much” é usado nos casos de substantivos não-contáveis.
Ex: How much sugar do you need? = Quanto de açúcar você precisa?

- “Many” é usado nos casos de substantives contáveis.
Ex: How many students are there? = Quantos estudantes estão lá?

- “A lot of” é usado em ambos os casos.
Ex: I have a lot of thing to do. = Eu tenho um monte de coisas pra fazer.

“Too” e “So”

São usados para intensificar algo. A diferença é que “too” dá a impressão negativa de exagero, enquanto “so” indica uma grande quantidade, porém positiva.

Ex: There is too much traffic in New York. = Há tráfico demais em Nova York.
I love you so much. = Eu te amo muito.

“Little”, “Few” e “Enough”

Os quantifiers “little” e “few” possuem o mesmo significado: uma pequena quantidade de uma coisa. A diferença entre os dois é que enquanto “little” se refere aos substantivos não-contáveis, “few” se refere aos contáveis.

Ex: There are a few people in theater. = Há poucas pessoas no teatro.
Add a little sugar, please. = Adicione um pouco de açúcar, por favor.

“Enough” se refere a algo suficiente, podendo ser usado tanto nos casos de substantivos contáveis como nos incontáveis.

Ex: There isn’t enough food. = Essa comida não é suficiente.

Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

Inglês - Brasil Escola

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Present Perfect

Uso

Expressar uma ação que aconteceu num passado recente, porém não determinado:
Ex.: I have painted the room.

Também pode expressar a ação que acabou de acontecer, caso em que se usa o advérbio just (agora mesmo).
Ex.: I have just painted the room.

Outros advérbios comumente empregados com o Present Perfect neste uso são:

already (já), em frases afirmativas: he has already painted the room.
yet (já), em perguntas: Has she washed the car yet?
ever (já, alguma vez), em perguntas: Has he ever visited Disneyworld?
never (nunca), em frases com sentido negativo: he has never visited Disney word.

Forma


Sujeito + verbo to have + verbo principal (partícipio passado do verbo principal).

Ex.: I/You/We/They have painted.
He/She/It has painted.

Negativa

Ex.: I/You/We/They have not (haven't) painted.
He/She/It has not (hasn't) painted.

Interrogativa

Have I/You/We/They painted?
Has He/She/It painted?

Inglês - Brasil Escola

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Present Continuous

Significado

Observe as seguintes frases:

I am taking the hood off his head (Eu estou tirando o capuz da cabeça dele).
He is wearing a long black overcoat (Ele está usando um sobretudo longo e preto).
We are both running along the tunnel (Nós dois estamos correndo pelo túnel).

Nessas frases, a forma verbal se refere à ação do sujeito no momento em que está sendo praticada. Essa simultaneidade é expressa pelo Present Continuous, que pode ser traduzido literalmente para o português.

Na escrita, normalmente é usado com expressões de tempo, como now (agora), right now (agora, já) e at the moment (neste momento). Na linguagem falada isso não ocorre, pois o diálogo corresponderá à ação desempenhada no momento da fala.

Formas

Você notou que nas estruturas do Present Continuous aparecem sempre dois verbos, o verbo “to be” e um verbo principal. Isso ocorre porque o Present Continuous é um tempo composto: é formado por um verbo auxiliar e um principal. Os tempos simples, como, por exemplo, o Simple Present, são formados somente por um verbo principal. Necessitam de verbos auxiliares apenas para a construção de frases negativas e interrogativas.

Para formar o Present Continuous usamos o verbo to be (am, is, are) e o verbo principal na sua forma – "ing".

Exemplos:

I am walking in a long dark tunnel (Eu estou andando em um longo e escuro túnel).
He is waiting for me. (Ele está esperando por mim).

O verbo to be é o auxiliar, portanto fundamental à construção de frases negativas e interrogativas.

Frases Negativas

Formamos as frases negativas, acrescentando "not" após o verbo to be.

Exemplos: He is not looking at me. (Ele não está olhando para mim).
I am not waiting for the man (Eu não estou esperando pelo homem).

Frases Interrogativas

Formamos as frases interrogativas, colocando o verto to be antes do sujeito.

Exemplos: Are you having a nightmare? (Você está tendo um pesadelo?)
Where is the man walking? (Onde o homem está andando?)

Inglês - Brasil Escola

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Possessive Pronouns

Pronomes possessivos: mine, yours, etc.

Pronomes possessivos evitam a repetição de um substantivo ex. That car is mine!

Concordam com o possuidor e não com o objeto possuído ex. She has a dog. Her dog is black.

Nunca se usam com o artigo ex. My dog = o meu cachorro; mine = o meu.

Os possessive pronouns vêm no lugar dos substantivos. Os possessive adjectives precedem os substantivos ex. But my dog is white. Mine is white.

Possuidor Possessive Adjectives Possessive Pronouns

I

my car s)

mine

You

your ticket (s)

yours

He

his pen (s)

his

She

her book (s)

hers

It

its name (s)

----

We

our friend (s)

ours

You

your pencil (s)

yours

They

their cat (s)

theirs

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Inglês - Brasil Escola

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Phrasal Verbs

Muitas vezes nos deparamos com locuções verbais em formas um pouco diferentes do comum, como no caso de “get in” e “sit down”, por exemplo. Esses tipos de locuções ocorrem predominantemente nos casos de verbos de origem anglo-saxônica. Esses são casos de phrasal verbs, ou seja, verbos que são formados pela junção de um verbo com uma preposição ou um advérbio.

Ex: sit (verbo) + down (advérbio) = sit down (sentar)
get (verbo) + in (preposição) = get in (entrar)

Muitas vezes, o phrasal verb é facilmente identificado como nos casos apresentados anteriormente. Porém existem alguns casos que é relativamente complicado dizer o significado de um phrasal verb como “hold up” (atrasar).

Na verdade, os phrasal verbs possuem um “ar” de informalidade, de gíria, porém se tornaram algo fundamental até mesmo no âmbito formal e principalmente na hora de praticar o inglês falado no dia-dia. Por isso, é necessário que o estudante tenha conhecimento de pelo menos os phrasal verbs essenciais:

Ask out - convidar
Call up – chamar alguém por telefone
Explain away – desculpar-se
Find out - descobrir
Fix up - consertar
Get up – levanter
Give back - devolver
Give in – render-se
Go on - avançar
Go over with – terminar logo com (algo desagradável)
Keep on - continuar
Keep away from - evitar
Look over - examinar
Look up – procurar informações
Make up - inventar
Pick out - escolher
Pick up - erguer
Put off - atrasar
Slow down – tornar algo mais lento
Take back - retornar
Take off – tirar algo
Take on – aceitar um desafio
Talk over - discutir
Think up - criar
Turn off – parar a operação de uma máquina
Turn on – iniciar a operação de uma máquina
Turn up – aumentar o volume

Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

Inglês - Brasil Escola

Conjunçoes Subordinativas

Temporais ...