quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Verbo To Be

O verbo “to be” (ser, estar) é a base para todo aprendiz da língua inglesa. O verbo acompanha o estudante desde o início da aprendizagem até o nível avançado, devido ao fato de ser um dos verbos mais simples e mais importantes da língua inglesa. Se na língua portuguesa usamos o verbo “ser” para designar algo permanente e o verbo “estar” para nos referir a algo momentâneo, passageiro, no inglês o verbo “to be” abrange ambos os sentidos.

A conjugação do verbo se dá na seguinte forma:

I

am

You

are

He

is

She

is

It

is

We

are

You

are

They

are

Formas contraídas

Na lingual inglesa, usamos as formas contraídas de alguns verbos para nos dar maior praticidade. O verbo “to be” quase sempre é utilizado de forma contraída:

I am I'm
You are You're
He is He's
She is She's
It is It's
We are We're
You are You're
They are They’re

Modo Afirmativo

A forma afirmativa é a mais simples. Basta colocar o sujeito e o verbo logo após.
Ex: I’m hungry. = Eu estou com fome.
He’s smart. = Ele é esperto.
We’re the champions = Nós somos os campeões

Modo Negativo

Para se montar uma sentença negativa, acrescenta-se “not” após o verbo.
Ex: I'm not a doctor. = Eu não sou um medico.
She’s not sad. = Ela não está triste.
They’re not working. = Eles não estão trabalhando.

Modo Interrogativo

Inverte-se a posição entre o verbo e o sujeito.
Ex: Are you australian? = Você é australiano?
Who are you? = Quem é você?
Are they students? = Eles são estudantes?

Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

Inglês - Brasil Escola

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

To e For

Uma das maiores dúvidas, mesmo que apareça mais na hora da prática, é o uso das preposições “to” e “for”. Sabemos que ambas possuem o mesmo significado: “para”, porém qual a diferença?

Na verdade, enquanto “to” está se referindo a uma direção, um espaço geográfico e um movimento, “for” se refere a uma substituição, predestinação e intenção. É importante saber que “to” e “for” em 95% dos casos não são sinônimos, ou seja, não significam a mesma coisa, portanto é extremamente importante definir essa diferença de sentidos na mente do estudante.

Sem dúvida, o uso da preposição “for” é bem mais abrangente que “to”, sendo cabível em quase qualquer verbo. Até mesmo nas orações onde o “to” é necessário, pode se colocar “for”, porém a oração mudará de sentido, obviamente:

Ex: I will go to Miami. = Eu irei a Miami.
I will go for Miami. = Eu irei por (através de) Miami.

Outro uso bastante importante da preposição “to” é na conjugação de verbos no infinitivo. Assim, todos os verbos que traduzidos terminam em “ar”, “er” e “ir” são infinitivos e antes deles sempre é colocada a preposição “to”.

Ex: I have to go. = Eu tenho que ir.
He decided to leave = Ele decidiu partir.

Alguns outros exemplos de uso de “to” e “for”:
He offered a job to Mary = Ele ofereceu um trabalho pra Mary.
I wrote a letter to my friend = Eu escrevi uma carta para o meu amigo.
Bob reported the accident to the police. = Bob informou o acidente para a polícia.

She translated an article for me = Ela traduziu um artigo para mim.
She can find a job for you = Ela pode encontrar um trabalho para você.
Could you open the door for me? = Você poderia abrir a porta para mim?

Portanto, não tem como estruturar uma ou várias regras específicas para o uso dessas preposições. Tudo dependerá da expressão idiomática, da intenção da pessoa que está falando e acima de tudo, do contexto da frase.

Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

Inglês - Brasil Escola

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Subject Pronouns

O estudo dos pronomes subjetivos é uma das partes mais simples e ao mesmo tempo, mais importantes da língua inglesa, sendo estudadas logo no início do aprendizado da língua.

De fato, os pronomes subjetivos ou subject pronouns são aqueles que funcionam como um sujeito. Esses pronomes equivalem na língua portuguesa, aos pronomes pessoais do caso reto. Geralmente se posicionam antes do verbo e são muito importantes, pois evitam o desgaste gerado pela repetição exagerada do sujeito.

Subject Pronoun

Classification

I

1ª pessoa / singular

You

2ª pessoa / singular

He

3ª pessoa / singular

She

3ª pessoa / singular

It

3ª pessoa / singular

We

1ª pessoa / plural

You

2ª pessoa / plural

They

3ª pessoa / plural

Os pronomes de 1ª pessoa (emissor) são “I” e “We”, singular e plural, respectivamente. Os pronomes subjetivos de 2ª pessoa (interlocutor) são sempre “You” em ambos os casos, singular e plural. Os pronomes de 3ª pessoa (de quem se fala) são “He”, “She”, “It”, para o singular, ou “They”, para o plural.

Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

Inglês - Brasil Escola

sábado, 19 de janeiro de 2008

Simple Present

O simple present é formado pelo verbo em sua forma original na maioria das pessoas, com exceção da terceira pessoa do singular.

Veja estas frases com o verbo drink (beber) como exemplo:

I drink orange juice every day.
You drink beer in the bar.
We drink champagne in New Year’s Eve.

Entretanto, a 3ª pessoa do singular tem necessidade de uma conjugação.

He drinks wine with his parents.
She drinks water after gym.

É um detalhe bastante pequeno, mas precisa ser constantemente recordado, pois é muito comum nos esquecermos de flexionar o verbo. Há alguns casos em que acrescentar o "s" à terceira pessoa do singular exigirá mudanças no próprio verbo.

Vebos terminados em Y: Os verbos terminado sem Y precedido de consoante, como study (estudar), try (tentar), fly (voar) e outros, perderão o Y, que será substituído por "ie" + "s", ficando então. Ex: He studies, she studies.

Os verbos também terminados em Y só que precedidos de vogal, como play (jogar), say (dizer), não terão esta alteração. A sua flexão se fará como qualquer outro verbo.

Ex: I play, he plays, she plays, they play.
You say, he says, she says, we say.

Verbos terminados em S, SH, CH, Z, X, O: Os verbos terminados com estas letras, como guess (adivinhar), push (empurrar), watch (assistir), buzz (zumbir), receberão um "e" antes do "s" na terceira pessoa do singular.

I watch the games but he watches a different movie every night.

Uso

O simple present é um tempo verbal fácil de se identificar, pois ele é usado em poucas situações e elas são facilmente percebidas através de algumas palavras que aparecem com certa freqüência: os advérbios de tempo.

Inglês - Brasil Escola

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Simple Past

Significado

O simple past é usado quando nos referimos a eventos que ocorreram em um tempo detrminado no passado.

Sendo assim, podemos concluir que o Simple Past é usado:

- Para ações que se completaram no passado em tempo definido estabelecido na frase.
Ex: He died in 1908. (Ele morreu em 1908).

- Em contextos que nos reportem ao passado, mesmo desprovido de indicação temporal.
Ex: I’m sorry about last night. The train was 10 minutes late. (Desculpe-me sobre a noite passada. O trem estava 10 minutos atrasado).

Forma

O Simple Past é um tempo verbal simples, formado apenas por um verbo principal flexionado na forma do passado, e que faz uso do verbo auxiliar apenas nas formas interrogativas e negativas.

A flexão do verbo no passado será feita diferentemente para verbos regulares e irregulares. Os verbos regulares recebem a terminação –ed para formar o passado.

Ex: Clean – cleaned
Wash – washed

Alguns verbos, apesar de regulares, exigem mudanças antes de receberem a terminação –ed.

Ex: Live – lived
Love – loved

Y – Verbos terminados em y, sendo esta letra precedida de uma consoante, perderão o y para, então, ser acrescentada a terminação –ied. Caso a letra y seja precedida de uma vogal, não há mudanças.

Ex: study – studied Mas play – Played
Try – tried Mas destroy – Destroyed

Os verbos, cuja última sílaba seja formada por uma consoante, uma vogal e uma consoante, sendo esta a sílaba tônica, terão sua última consoante dobrada para então ser acrescentada a terminação –ed. Esta regra é a mesma ao acrescentarmos todos os sufixos que se iniciam por vogal, como ed e o ing.

Ex: step – stepped mas develop – developed
Prefer – preferred mas offer – offered

Did

Os tempos verbais simples necessitam de um verbo auxiliar para formarem frases interrogativas e negativas. O Simple Past usará o verbo auxiliar did para todas as pessoas, indistintamente. Da mesma forma que o Simple Present na terceira pessoa do singular requer que o “s” seja retirado do verbo que já está flexionado para poder passa-lo para as formas negativa e interrogativa, o auxiliar did exige que o verbo seja colocado novamente em sua forma natural (básica), pois a presença do did ao lado de um verbo por si só indica que ele está no passado simples.

Frases Negativas

Observe as seguintes frases:

Mark liked clean things. He didn’t like dirty places. (Mark gostava de coisas limpas. Ele não gostava de lugares sujos.)
He helped his mother and he didn’t study. (Ele ajudava a sua mãe e ele não estudava).

* As primeiras frases são afirmativas, portanto o verbo está flexionado. Ao formamos uma frase negativa, dispensa-se a flexão e acrescenta-se did not ou a sua forma contra didn’t.

Frases Interrogativas

Para a construção das frases interrogativas, coloca-se o verbo auxiliar did antes do sujeito da frase e recoloca-se o verbo em sua forma básica.

Ex: Did his mother help him? (A mãe dele o ajudava?).
Yes, his mother helped him. (Sim, a mãe dele o ajudava).

Inglês - Brasil Escola

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Reported Speech

Uso

Usamos "Reported Speech" (discurso indireto) para relatar o que aconteceu em um diálogo, sem qure precisemos usar aspas ou fazer sitações.
O "Reported Speech" faz com que o texto fique mais bonito, organizado e fácil de ler.

Ex.: Direct Speech --> He said: "I don't want to go to school."
Reported Speech --> He said he didn't want to go to school.

Para relatar uma frase que foi dita por alguém no passado, usamos um verbo introdutório, como say, tell, explain, em sua forma no passado (said, told, explained), e depois a frase dita, com as devidas alterações de acordo com a tabela abaixo:

Direct Speech Reported Speech Example
Simple Present Simple Past He said: "I want some oranges."
He said he wanted some oranges.
Present Continuous Past Continuous They said: "We are studying hard."
They said they were studying hard.
Simple Past Past Perfect She said: "I needed you, but uou weren't here."
She said she had needed him, but he hadn't been there.
Past Continuous Past Perfect Continuous Tom said: "I was talking to Mary."
Tom said he had been talking to Mary.
Present Perfect Past Perfect They said: "We've worked together."
They said they had worked together.
Going to- Future was/were going to. I said: "I'm going to visit Jim"!
I said I was going to visit Jim"
Must Had to* She told me: "I must hurry up."
She told me she had to hurry up.

Atenção!
Pronomes Pessoais, Pronomes Objetivos, Pronomes e Adjetivos Possessivos devem ser trocados de acordo com o contexto da frase:
Ex.: "I will call my father", said Angela. --> Angela said she would call her father.

Inglês - Brasil Escola

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Relative Pronouns

Os relative pronouns são aqueles pronomes usados quando queremos identificar alguém ou obter maiores informações sobre alguma coisa. São palavras referidas a termos que já foram mencionados anteriormente na oração.

1. Who (que): É empregado quando queremos nos referir a um sujeito (pessoas). Ex: The man who lives on your floor wants to talk to you = O homem que mora no seu andar quer falar com você.

2. Whom (que, quem): Semelhante ao “who”, contudo é utilizado para se referir ao objeto direto (pessoas) ou como complemento de uma preposição. Ex: The policeman whom Robert saw yesterday is my uncle = O policial que Robert viu ontem é meu tio.

3. Which (que): Se refere tanto ao sujeito quanto ao objeto, porém só é utilizado quando essas palavras se referirem à animais ou coisas, nunca a pessoas, como nas duas formas anteriores. Ex: Where is the book which I left here on the bed? = Onde está o livro que eu deixei aqui sobre a cama?

4. Whose (cujo): Pode se referir a tudo: pessoas, animais ou coisas, porém seu detalhe é que essa forma pronominal indica posse. Ex: Do you know the boy whose father is dead? = Você conhece o garoto cujo pai está morto?

5. Where (onde): Refere-se a um lugar físico. Ex: That is the school in where I studied in 1998. = Aquela é a escola onde eu estudei em 1998.

Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

Inglês - Brasil Escola

Conjunçoes Subordinativas

Temporais ...