quarta-feira, 9 de abril de 2008

Advérbios (adverbs of frequency)

1 Existem dois tipos de advérbios de frequência — definida e indefinida.

2 Exemplos de advérbios de frequência definida:

once (a day)uma vez (por dia)
twice (a week)duas vezes (por semana)
three times (a month)três vezes (por mês)
several times (a year)várias vezes (por ano)
hourlyde hora em hora
daily, fortnightlydiariamente, quinzenalmente
monthly, yearlymensalmente, anualmente
every hour, every dayde hora em hora, todos os dias
every month, every yeartodos os meses, todos os anos
on Saturdays, on Sundaysnos sábados, nos domingos
on weekdaysnos dias da semana
at weekendsnos fins de semana


3 Exemplos de advérbios de frequência indefinida:

alwayssempre
nearly always, almost alwaysquase sempre (×2)
usually, normallynormalmente (×2)
generally, regularlygeralmente, regularmente
often, frequentlymuitas vezes, frequentemente
sometimes, occasionallyàs vezes, ocasionalmente
rarely, seldomraramente (×2)
almost never, hardly everquase nunca (×2)
nevernunca
from time to timede vez em quando
again and againrepetidas vezes
now and again, now and thende quando em quando (×2)
at timespor vezes


4 Posição dos advérbios de frequência definida:


• no fim da frase (normalmente)

John plays tennis every day.O João joga ténis todos os dias.
February has 29 days every four years.O mês de Fevereiro tem 29 dias de quatro em quatro anos.
I visit my dentist twice a year.Vou ao dentista duas vezes por ano.


5 Posição dos advérbios de frequência indefinida:


• no início ou no fim da frase para ênfase (ex. usually, normally, generally, regularly, often, frequently, sometimes, occasionally)

Occasionally, you hear noises in the basement.Ocasionalmente, ouve-se barulho na cave.
Sometimes he is naughty.Às vezes ele é mal comportado.
Generally, he is a nice person.Geralmente, ele é uma boa pessoa.
She is naughty sometimes.Ela é mal comportada às vezes.
They don't come here often.Eles não vêm cá muitas vezes.
Do you see her often?Costumas vê-la muitas vezes?
She visits her mother on Sundays usually.Ele visita a mãe nos domingos normalmente.



• no início da frase para ênfase (ex. always, never + imperativo)

Always brush your teeth.Escove sempre os dentes.
Always lock the door when you leave.Tranque sempre a porta quando sais.
Never say never.Nunca digas nunca.
Never forget what I said.Nunca esqueças o que eu te disse.



• no meio da frase antes do verbo se este tiver a forma de uma única palavra

I always get up early.Eu sempre levanto-me cedo.
I usually watch television.Eu normalmente vejo televisão.
I rarely drink wine.Eu raramente bebo vinho.
I hardly ever study.Eu quase nunca estudo.
I never said that.Eu nunca disse isso.



• no meio da frase a seguir ao verbo BE

He is always late.Ele chega sempre tarde.
He is usually lazy.Ele é normalmente preguiçoso.
They are never on time.Eles nunca chegam à hora.
The weather is sometimes unpredictable.O tempo é às vezes imprevisível.



• no meio da frase a seguir ao primeiro verbo auxiliar

He is always complaining.Ele está sempre a queixar-se.
I have often seen her.Eu tenho a visto muitas vezes.
I would never have invited him.Eu nunca o teria convidado.
Your request will never be granted.O seu pedido nunca será aceite.


Excepto os verbos auxiliares used to, have to e ought to, que vêm somente depois do advérbio:

He never used to say that.Ele nunca costumava dizer isso.
I always have to remind him.Eu tenho sempre de lhe lembrar.
You always ought to respect your elders.Deves sempre respeitar as pessoas mais velhas.



• no meio da frase a seguir ao sujeito nas interrogativas

Do you always come here?Vens sempre aqui?
Does she usually study?Ela estuda normalmente?
Does he ever cook? (1)Ele alguma vez cozinha?

(1) nas interrogativas emprega-se ever em vez de never



• antes do verbo auxiliar nas respostas curtas

She always works hard.
But she never does!
Ela sempre trabalha muito.
Mas ela nunca trabalha.
You rarely go to the cinema.
But I often do!
Tu raramente vais ao cinema.
Mas eu vou muitas vezes.
He never studies.
No, he never does.
Ele nunca estuda.
Não, ele nunca.

2 comentários:

Caio Braga disse...

Very good, congratulations!

Anônimo disse...

amei explica direitinho ameiiii!!!!

Conjunçoes Subordinativas

Temporais ...