quinta-feira, 29 de março de 2007

Infinitive and Gerund

O infinitivo é a forma original do verbo tal qual se encontra num dicionário. Pode aparecer na frase com ou sem o “to”. O gerúndio é o verbo com a terminação –ing.

O infinitivo com “to” é de uso mais amplo aparecendo após a grande maioria dos verbos, adjetivos, advérbios, nomes, pronomes, etc:

I expect to be there.
This car is hard to park.
She knows where to find the keys.

Também pode indicar propósito, finalidade:

They went there to buy something = They went there in order to buy something.

Use o infinitivo sem o “to”:

1. após modal verbs (can, could, must, etc.)
2. após os auxiliares do-does-did-will-would
3. após had better, would rather, rather than
4. após as preposições but e except: She did nothing but complain.
5. após os verbos make e let: You make me feel brand new.
Let me help you!

O gerúndio é usado como substantivo nas funções de sujeito, objeto indireto ou objeto indireto (após preposição use sempre o gerúndio):

1. Swimming is his favourite sport.
2. He likes swimming.
3. They were prevented from swimming.

É usado também após os verbos go e come indicando atividade física, e na expressão go shopping:

We’re going riding this afternoon.
When are you going shopping? As soon as we get our salary.

Sempre use o gerúndio após os verbos abaixo:

Admit Understand
Avoid Excuse
Appreciate Finish
Consider Keep
Delay Mention
Fancy Mind
Deny Miss
Detest Practice
Dislike Resist
Enjoy Risk
Escape Quit

Da mesma forma com os verbos de percepção:

Feel See
Observe Notice
Hear Watch

Atente para o uso das seguintes expressões abaixo. Algumas vêm acompanhadas de infinitivo (com ou sem o “to”), outras de gerúndio:

1. Had better (’d better): é melhor, seria melhor - sem o “to” (expressa conselho)

You’d better tell me the truth.
Had she better try again?
You’d better not leave late.

2. Would rather (’d rather): preferir

We’d rather stay home.
Would you rather watch tv?
I’d rather not see her now.

3. Used to: costumava; indica ação habitual no passado:

I used to love you.
Did he use to play tennis as a child?
They didn’t use to go to the movies.

4. Be used to/Be accustomed to/ get used to: estar acostumado a – são sempre seguidas de gerúndio porque o “to”, no caso, é preposição:

We’re used to getting up late.

5. Can’t help: não poder deixar de – sempre seguida de gerúndio:

I can’t help falling in love.

6. To be worth/worthwhile: valer a pena

It was worth listening to him.

13 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigada! Thanks very much!
Eu estou estudando Inglês e pesquisando sobre esta matéria que é um dos conteúdos deste ano.
Coloquei um atalho no PC para este blog.


Um abraço!

Anônimo disse...

Como a rhut_iara, eu também estava pesquisando sobre esse assunto pois estou estudando na escola e queria mais informações sobre ele, pq é um assunto bem puxadinho, eu axei. adorei como vc explicou ele, muito facil de entender! Parabens
e muito obrigada!
tb add no meus favoritos, pois quando precisar da ajuda em ingles, ja sei onde vim!
mais uma vez Parabens e obrigadaa!
Beijos

anna disse...

Muito bom, me ajudou na prova de ingles! :) thanks

Léo disse...

Ow. muito bom ^^

Alyne Sá disse...

Thanks very much! I love this post, help me a lot! Really very good! Thanks!

Anônimo disse...

MUITO BOM, VCS ESTÃO DE PARABÉNS!!!
JÁ SALVEI NOS FAVORITOS!
:)

sdsdsds disse...

vim aki elogiar voces. ouvir um elogio e sempre bem vindo ne. e como me ajudou bastante o site resolvir postar este comentario.
obrigada

Anônimo disse...

BENALVA: muito obrigada pela dica foi de muito valor, eu estava com um nó na cabeça mas já desfiz, valeu entendil bem.

Anônimo disse...

Nossa, super interessante as dicas :)

Valeu!!!

Uiara disse...

Olá tudo bem?!
Bom a minha dúvida é a respeito desta frase: Wuold you like to go dancing on Sartuday evening?

Esse "dancing" esta no gerundio mas na tradução ao pé da letra ele vai para o infinitivo.. o "to" influencia o verbo neste caso?

Porque não poderia ser: Would you like to dance /ou/ to do dance... já que o verbo seria "ar"?

Grata Uiara.

Anônimo disse...

Muito obrigada pelas dicas. Estou estudando quando usar infinitivo e gerúndio e estava com dificuldade.
Um abraço

Unknown disse...

Muito completo e legal esse site.Ele me ajudou muito :)

Anônimo disse...

Legal, legal!

Conjunçoes Subordinativas

Temporais ...